Os usuários do sistema mobile do Google tem o controle de tudo, entretanto, alguns aplicativos no Android não são tão fáceis de desinstalar, por serem apps com privilégios e para conseguirem realizar a remoção dos mesmo, precisa fazer modificações nas configurações do sistema.
Alguns aplicativos, realmente não podem serem excluídos no Android, pois eles fazem parte do sistema operacional e ajudam no bom funcionamento do mesmo, como por exemplo, relógio e calendário, eles não podem ser excluídos.
Veja também: Como escrever 1 artigo com inteligência artificial da melhor maneira
Há outros aplicativos que já vem pré-instalados no celular antes mesmo de compra-lo, alguns podem ser excluídos, outra não, mas há maneira de desativa-los, para assim, liberar mais espaço na memória de seu smartphone. Apps como Moto e Samsung Pay, são exemplos.
Além dos aplicativos já citados, tem também aqueles com privilégios de administrador. Ele pegam a permissão do usuário e podem ter acesso a recursos do aparelho, sendo mais difícil de remove-los do sistema, mas há possibilidade de retirar esse tipo de aplicativo.
Como remover aplicativos no Android com privilégio de administrador?
Você vai conferir o passo a passo de como remover esses aplicativos.
- 1 – Vá até a configuração do sistema e clique em “Segurança” ou “Biometria e segurança” (Samsung), selecione “Outras config. de segurança” e na sequência, toque em “App do administrador do aparelho“
- 2 – Para desativar o app, selecione o que deseja desinstalar e toque no ícone azul, que irá desativar a permissão, em seguida, toque em “Desativar o app do administrador de dispositivo“
- 3 – Agora só excluir o aplicativo de maneira convencional. Toque e segure em cima do ícone para abrir uma janela, então toque em “informações do app” e na sequencia selecione “desinstalar“