O primeiro SUV da Ferrari, o Purosangue, foi lançado na Itália há poucos meses e agora está disponível para compra no Brasil. Através de uma importação independente, ele estará chegando ao país com um preço inicial de R$ 5,8 milhões, marcando uma das Ferraris mais caras já comercializadas por aqui.
A responsável pela introdução da Ferrari no mercado brasileiro é a Direct Imports, uma importadora independente que anteriormente trouxe para o país veículos como o Hummer EV, BMW M3 Touring e Maserati MC20.
A primeira unidade vendida, com um valor de R$ 7.250.000 devido aos opcionais, está programada para chegar ao país em agosto deste ano, segundo a empresa.
A importadora também confirmou planos de trazer outras unidades do Purosangue ainda este ano, com preços a partir de R$ 5,8 milhões. Adicionalmente, revelaram estar em negociação para disponibilizar uma unidade imediatamente.
Veja também: Caminhão autônomo controlado por IA e robô realiza descarga de mercadorias
Primeiro SUV da Ferrari quebra uma tradição
Diversos anos após a Lamborghini introduzir o Urus, a Maserati lançar o Levante e a Rolls-Royce apresentar o Cullinan, a Ferrari finalmente se rendeu e desenvolveu seu primeiro SUV esportivo. Para marcar sua estreia de forma grandiosa, a renomada fabricante de Maranelo inovou ao incorporar particularidades distintas neste veículo utilitário.
Em sua essência, o motor está posicionado na parte dianteira, enquanto a caixa de câmbio foi instalada na traseira, com uma unidade de transferência de potência à frente do motor para estabelecer um sistema de tração integral. Esse arranjo possibilita uma distribuição de peso de 49% na frente e 51% na traseira, uma configuração tida como ideal pelos engenheiros da marca.
No que diz respeito à mecânica, o propulsor é um V12 de 6.5 litros, capaz de gerar 725 cv a 7.750 rotações por minuto e um torque de 73,1 kgfm a 6.250 rotações por minuto (embora a Ferrari assegure que 80% do torque é entregue a 2.100 giros).
Este motor está associado a uma transmissão de dupla embreagem e oito velocidades. Com essa configuração, o Purosangue alcança uma velocidade máxima de 310 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e atingindo os 200 km/h em 10,6 segundos.
Quanto ao design externo, o veículo herda traços visuais da Roma, apresentando faróis e lanternas semelhantes, uma linha de cintura ascendente, quatro saídas de escapamento e um difusor traseiro.
No interior, entretanto, a inspiração vem da SF90 Stradale, exibindo um painel de instrumentos digital idêntico, equipado com uma tela de 10,2″. Os quatro assentos são individuais e oferecem ajuste elétrico, além de opção de aquecimento. A Ferrari declara que 85% dos materiais utilizados na cabine são recicláveis.
Veja também: Uau! BMW lança carro que MUDA DE COR com apenas 1 toque