A presença de Inteligência Artificial agora acontece também em caminhão autônomo, que é capaz de realizar todas as atividades de entrega sem auxílio de qualquer mão de obra humana, o que significa um grande avanço no setor tecnológico.
Uma empresa da Suíça chamada Einride, apresentou em 2017, apresentou pela primeira vez sua versão futurística do transporte de mercadorias, expondo o T-pod, que é um caminhão autônomo e elétrico.
Passados anos, em 2022, o automóvel conseguiu se aprovado pela NHTSA, que é um órgão americano de segurança de trânsito, para uso em vias públicas. Inclusive, já está operando diariamente na cidade de Selmer, no Tennessee, nos Estados Unidos.
O caminhão autônomo está em funcionamento, transportando produtos de uma fábrica para um armazém, da empresa parceira GE Appliances. De acordo com a empresa, o caminhão autônomo futurista realiza um total de sete viagens diárias sem a presença de motorista.
O caminhão autônomo tem o auxílio de humanos?
A Einride explica que mesmo com a autonomia do caminhão, não é descartado o envolvimento de humanos para garantir a segurança e a eficiência do veículo futurista.
Na Einride acreditamos na autonomia liderada por humanos, o que significa que sempre temos um humano no circuito de nossas operações autônomas como um operador remoto. Embora (o T-pod) seja projetado para atuar de forma autônoma, nossos operadores ajudam a tornar o veículo escalonável, seguro e garantir eficiência em todos os momentos
Segundo a GE Appliances, a implementação do caminhão autônomo está ajudando a reduzir emissões e também a criar um ambiente mais seguro, já que não há a necessidade de funcionários estarem subindo e descendo para desembarcar mercadorias, o que permite focar em outras tarefas.
O Diretor Sênior de Materiais Centrais da GE Applianes, Harry Chase acredita que o avanço tecnológico para pessoas melhorarem seus empregos.
Acreditamos que a robótica e a tecnologia de automação devem funcionar com e para as pessoas melhorarem seus empregos
Veja também: Modo Visão no WhatsApp? Veja como ativar