A franquia já provou que é capaz de tudo, inclusive trazer de volta que estava “morto”.
A franquia vem se tornando uma verdadeira caixinha de surpresas, e já mostrou que pode tudo, mas será que é impossível matar qualquer personagem em Velozes e Furiosos? A transformação da saga é conhecida como uma das mudanças estilísticas mais loucas que qualquer grande franquia já sofreu.
Isso, é claro, pouco prejudicou os filmes de Velozes e Furiosos, com o público esperando que cada nova entrada seja mais ridícula que a anterior. À medida que a evolução da franquia removeu do tom relativamente realista de Velozes e Furiosos de 2001, a mortalidade tornou-se cada vez menos um fator na franquia.
É claro que manter os filmes Velozes e Furiosos contemporâneos em qualquer padrão de lógica ou realismo é quase impossível, além de perder o ponto de sua popularidade. No entanto, uma grande questão permanece: Velozes e Furiosos realmente pode matar algum de seus personagens principais? A resposta é talvez, mas não há incentivo para isso.
Enquanto a franquia Velozes e Furiosos atingia seu ritmo com Velozes e Furiosos 5 de 2011, o filme incluía a reviravolta de que Letty Ortiz (Michelle Rodriguez), a suposta namorada falecida de Dominic Toretto (Vin Diesel), ainda estava viva.
As mortes de personagens sendo recontadas dificilmente são incomuns em filmes de ação, e o retorno de Letty em Velozes e Furiosos caiu nessa classificação. Então, Velozes e Furiosos 9 mudou ainda mais as coisas com o retorno de Han (Sung Kang) após sua aparente morte em Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio.
O fato de Velozes e Furiosos continuar indo tão longe para reviver personagens mortos é especialmente interessante, dado o quão exageradas as acrobacias e ações da série se tornaram. Roman Pearce (Tyrese Gibson) até comenta sobre isso diretamente em no nono filme da saga, postulando que ele e a equipe de Dom podem ser invencíveis, considerando os tipos de aventuras que sobreviveram juntos.
Com o retorno da aparentemente morta Gisele (Gal Gadot) também totalmente possível, a “morte” na franquia Velozes e Furiosos parece ser definida mais como uma aposentadoria temporária, a ser seguida por um grande retorno.
Pode-se argumentar que, com a franquia de viagens espaciais e mais absurdos, Velozes e Furiosos sacrificou qualquer senso de risco ou drama em favor de um espetáculo cada vez mais selvagem. Com personagens como Letty, Han e possivelmente Gisele retornando, o público tem toda a garantia de que a família de Dom sempre prevalecerá no final.
Embora a morte de um personagem importante adicione uma sensação de gravidade aos filmes Velozes e Furiosos, não parece haver muito incentivo para fazê-lo, pelo menos do ponto de vista comercial.
Entretanto, o discurso feito por Roman no F9, pode significar um trágico final em Velozes e Furiosos 11, o que já vem sendo teorizado há algum tempo.
A franquia se prepara para lançar Velozes e Furiosos 10 que tem previsão para entrar em cartaz dia 19 de maio de 2023.
Talvez você ainda não tenha visto