A franquia tem como foco Dom e sua família que juntos enfrentas os perigos.
Velozes e Furiosos tem Dom (Vin Diesel) com centro desde o início, mas tornar tudo sobre Dominic Toretto em Velozes e Furiosos foi um erro. Enquanto Vin Diesel garantiu que Velozes e Furiosos pudesse continuar sendo uma franquia de sucesso, o ator que interpreta Dominic Toretto também tem que agradecer aos filmes Velozes e Furiosos pelo tamanho de sua carreira.
Dito isto, embora a parceria entre Velozes e Furiosos e Vin Diesel seja uma estratégia comprovada na qual o estúdio sempre se basearia, os filmes recentes de Velozes e Furiosos se tornaram muito dependentes de Dominic Toretto.
VEJA MAIS
- Diretor de Jurassic World comenta sobre “crossover” com Velozes e Furiosos
- Michelle Rodriguez elogia novo diretor de Velozes e Furiosos 10
- Velozes e Furiosos 10: bastidores mostram cenas sobre as águas
Neste ponto, pode ser difícil lembrar que Velozes e Furiosos começou com um filme de 38 milhões de dólares, inteiramente ambientado em Los Angeles. Em 2001, Velozes e Furiosos apresentou ao mundo o filme de Paul Walke e Vin Diesel, e embora a história em si tenha sido praticamente um remake de Point Break, os personagens foram suficientemente interessantes para encantar o público e obter uma continuação.
No entanto, Vin Diesel não estava interessado em estrelar uma sequência de Velozes e Furiosos,
especialmente agora que ele tinha outra franquia, Riddick, à sua frente. + Velozes + Furiosos foi então lançado em 2003, trazendo de volta O’Conner agora emparelhado com um novo parceiro, Roman Pearce (Tyrese Gibson).
Tanto Vin Diesel quanto Paul Walker pularam Velozes e Furiosos Tokyo Drift, embora o primeiro tivesse um trecho rápido no filme, e foi somente em 2009 que Dom e Brian se reuniram. Brian e Toretto então permaneceram no centro dos filmes de Velozes e Furiosos até o 7º filme, mas já havia indícios de que a franquia estava mais focada em Dominic Toretto desde os Velozes e Furiosos 5.
Após a trágica morte de Paul Walker, coube a Vin Diesel ser a cara da saga Velozes e Furiosos, mas isso não significa que os filmes da franquia deveriam se tornar tudo sobre Toretto. Dom sendo o único personagem principal em torno do qual todos os outros giraram foi uma escolha consciente que se remonta no quinto filme da saga.
Vin Diesel obviamente permaneceria no centro das atenções após seu retorno em Velozes e Furiosos 4 (2009), mas havia outras maneiras de continuar a história de Dominic Toretto sem
necessariamente fazer toda a saga a seu respeito.
Como Dominic Toretto em Velozes e Furiosos começou
Enquanto em 2001 Velozes e Furiosos fez referência a temas como família e irmandade, o foco do filme foi às corridas de rua e os assaltos de automóveis em pequena escala. Dom, Brian, Letty e Mia haviam sido criados para servir às histórias de roubo e corrida de rua, e não o contrário.
A sacada genial de Velozes e Furiosos foi a ideia de um agente secreto do FBI entrar no mundo das corridas de rua para derrubar uma organização de roubo de carga, e enquanto Brian e Dom brilharam, o filme não tentou tornar nenhum personagem mais importante do que a história.
Uma abordagem semelhante foi aplicada em + Velozes + Furiosos e em Tokyo Drift, no qual o público foi apresentado a um conjunto inteiramente novo de personagens. Portanto, até Velozes e Furiosos 4 (2009), o público nunca soube o que esperar da franquia, já que o foco era mais sobre histórias esporádicas do que sobre os personagens.
Após o retorno de O’Conner e Toretto, no entanto, Velozes e Furiosos tornou-se muito mais previsível. Os discursos sobre a família de Dom começaram a se tornar comuns, e os filmes agora se concentram em temas totalmente diferentes.
Dom se tornando o centro de Velozes e Furiosos coincidiu com os filmes se tornarem muito mais orientados para a ação. Essa mudança já havia sido provocada dentro da franquia, mas foi Velozes e Furiosos 5 que realmente transformou a franquia em um sucesso de ação.
O quinto capitulo foi o primeiro filme de Velozes e Furiosos a ter um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, algo que foi visivelmente traduzido para a tela. Não só Velozes e Furiosos 5 tinha o maior elenco para um filme de Velozes e Furiosos até aquele momento, mas também apresentava peças de ação muito mais ambiciosas do que qualquer coisa que tínhamos visto nos filmes anteriores.
O assalto ao cofre no meio do Rio de Janeiro é o maior exemplo, mas outras cenas como Hobbs perseguindo a equipe ou Dom lutando contra Hobbs também são dignas de mencionar. Embora seja difícil não pensar em Dominic Toretto quando se fala de Velozes e Furiosos, fazer do personagem de Vin Diesel o centro de toda a saga para vários filmes não funcionou.
Ao se tornar quase um super-herói que não pode ser ferido ou derrotado, Dominic Toretto perdeu tudo o que o tornava tão interessante em primeiro lugar. Dom era uma pessoa com falhas em Velozes e o Furioso (2001) mas depois dos Velozes e Furiosos 5, ele se tornou o herói perfeito.
A única história da franquia agora era Dom e sua família tentando derrotar aqueles que estavam contra eles, seja por razões pessoais ou por causa de alguma missão. Dom tornou-se um personagem de uma nota só com poucas versatilidade , o que fez com que os filmes recentes de Velozes e Furiosos se tornassem altamente previsíveis e muito menos interessantes.
Talvez você ainda não tenha visto