Após o tão esperado lançamento do F80 muito amantes da marca ficaram insatisfeitos com o motor V6, mas a Ferrari explica o motivo de não ter colocado um motor V12 no mais no super carro da marca.
Com impressionantes 1.183 cv de potência e um motor híbrido V6 altamente turbinado, o Ferrari F80 quebra a tradição ao substituir o clássico motor V12 pela tecnologia mais avançada disponível.
A decisão tem gerado polêmica, especialmente porque o modelo será comparado ao McLaren W1, que entrega 1.258 cv com um motor V8 e custa mais de 1 milhão de dólares a menos que o rival italiano.
Ferrari explica o motivo de ter um V6 no F80
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Enrico Galliera, diretor de marketing e comunicações da Ferrari, explicou o motivo da escolha pelo motor V6 em vez do tradicional V12. Segundo ele, a Ferrari sempre priorizou o motor com melhor desempenho em seus supercarros, como fez com o Ferrari F40, que utilizava um V8 biturbo em vez de um V12.
Em entrevista ao Auto Express, Galliera afirmou: “Perguntamos se usaríamos o motor mais icônico [o V12] ou o de melhor desempenho [o V6], e optamos pela performance. Essa sempre foi nossa abordagem com os supercarros”.
Embora tenha considerado a possibilidade de um motor elétrico ou híbrido plug-in, a Ferrari optou por manter um equilíbrio entre desempenho e tecnologia híbrida, ressaltando que “essa é a melhor solução técnica no momento”.
O sistema híbrido do F80 é extremamente avançado, contando com cinco motores elétricos para apoiar o desempenho e outros quatro motores para controle da suspensão ativa, elevando a complexidade do conjunto.
Mesmo com o V6, o F80 não economiza em sofisticação e exclusividade. Com um preço superior a 3 milhões de dólares, o Ferrari F80 se posiciona no mercado dos hipercarros ao lado do McLaren W1, e, embora a potência do McLaren seja maior, a Ferrari vê a competição como um incentivo positivo para a inovação nesse segmento.
Galliera ainda diz que está feliz com a chegada da McLaren W1.
Do ponto de vista comercial, estamos empolgados que a McLaren tenha trazido um supercarro semelhante, porque isso gera competição
Apesar das comparações com o McLaren W1, a demanda pelo F80 foi avassaladora. Dos 799 exemplares que serão produzidos, todos já foram reservados pelos clientes mais leais da Ferrari, e ainda há uma lista de espera com interessados que não conseguiram garantir o modelo.
Isso mostra que, mesmo com a transição para o motor V6 no lugar do tradicional V12, a Ferrari mantém uma base fiel e apaixonada, sempre disposta a apoiar a marca em sua busca por inovação e excelência em desempenho.
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