A marca lançou o carro mais potente da história, pois a Ferrari F80 tem uma configuração surpreendente, além de ser a sucessora da LaFerrari, que até então era um dos hipercarros da “santíssima trindade” dos carros.
A McLaren recentemente revelou seu novo modelo, o W1, sucessora da McLaren P1. Em breve, a Porsche também apresentará seu próximo hipercarro. Após mais de uma década do lançamento do LaFerrari, a Ferrari introduz seu novo carro-chefe: o Ferrari F80. Assim como o LaFerrari, a marca pretende redefinir os padrões dos hipercarros.
A grande novidade do F80 está sob o capô: um motor V6 híbrido. A Ferrari substituiu seu icônico V12 por um motor de combustão de 3 litros, combinado com três motores elétricos, totalizando 1.200 cv. Só o motor a combustão produz 900 cv. Este é o carro mais potente já criado pela Ferrari.
A superpotência da Ferrari F80
A F80 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,15 segundos e alcança 200 km/h em 5,75 segundos. Sua velocidade máxima é de 350 km/h, ligeiramente superior ao novo McLaren W1. O motor 3.0 V6 é semelhante ao da Ferrari 296 de rua e do carro de corrida 499P Le Mans. Apesar de oferecer 240 cv a mais que a 296, ele mantém o mesmo peso.
Os engenheiros da Ferrari aprimoraram a ignição, o tempo de injeção e aumentaram a pressão da câmara de combustão em 20% em comparação com a 296. A transmissão de dupla embreagem de oito velocidades foi ajustada para suportar essa pressão adicional.
Turbos elétricos, com um motor entre a turbina e o compressor, praticamente eliminam o turbo lag. Com essas melhorias, o V6 híbrido atinge uma rotação máxima de 9.000 rpm, com um limitador dinâmico a 9.200 rpm.
Desenvolvimento dos motores elétricos da F80
A Ferrari desenvolveu e construiu internamente seus motores elétricos. O eixo dianteiro conta com dois motores, um inversor e um sistema de resfriamento integrado, enquanto o terceiro motor está na traseira. Os motores dianteiros permitem a vetorização do torque e podem enviar até 285 cv para o eixo dianteiro através da frenagem regenerativa.
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O motor elétrico traseiro desempenha três funções: dar partida no motor a combustão, recuperar energia e adicionar torque quando necessário. Ele adiciona 81 cv à potência total e recupera 70 kW de energia no modo regenerativo. Todos os motores elétricos estão conectados a um conjunto de baterias de lítio de 800 Volts com capacidade de 2,3 kWh, totalizando 329 cv.
A F80 utiliza um chassi assimétrico de fibra de carbono e materiais compostos. O teto é de fibra de carbono, e os subquadros dianteiro e traseiro são de alumínio. O design do chassi permite que o assento do motorista seja ajustável, enquanto as portas retráteis facilitam a entrada e a saída.
Pesando para o dono da Ferrari F80
O interior do F80 é voltado para o motorista, com um banco concha ajustável em vermelho brilhante, enquanto o assento do passageiro é fixo ao chassi. O volante do F80 tem parte superior e inferior planas e será utilizado em futuros modelos da Ferrari. O design do F80, criado por Flavio Manzoni, possui toques retrô e uma aerodinâmica ativa inspirada na Fórmula 1.
O F80 oferece três modos de direção: Híbrido, Desempenho e Qualificação. No modo Híbrido, a prioridade é a recuperação de energia e carga da bateria. O modo Desempenho fornece mais potência, mantendo a bateria em 70% de carga.
O modo Qualify libera toda a potência do carro. A nova tecnologia Boost Optimization distribui a potência adicional nas áreas mais adequadas da pista, após uma volta de reconhecimento.
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A Ferrari trabalhou com a Brembo para desenvolver os freios CCM-R Plus, que oferecem maior resistência mecânica e conectividade térmica. O sistema de suspensão ativa, com amortecedores da Multimatic, proporciona uma plataforma aerodinâmica estável, essencial para um carro de alta força descendente.
Os compradores podem escolher entre pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 ou Cup 2R. A Ferrari também oferece equipamentos de segurança ativa, como frenagem automática de emergência e assistência para manutenção de faixa.
O preço da F80 é de € 3,6 milhões, cerca de R$ 22 milhões, tornando-se a Ferrari mais cara de todos os tempos. Serão produzidas apenas 799 unidades, com início da produção no final de 2025, até 2027.
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