Começou na última terça-feira o prazo para realizar a negociação do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2023, e poder quitar as dívidas que estão em aberto. Essa proposta deve beneficiar aproximadamente 1,2 milhão de brasileiros graduados.
Semelhante ao Desenrola Brasil, a iniciativa de renegociação do Fies 2023 tem como objetivo facilitar e quitar os débitos de muitos brasileiros, que possam buscar novamente uma qualidade financeira.
A renegociação do Fies poderá ser feita por todos aqueles que assinaram o contrato até o ano de 2017, e estavam em débito até o dia 30 de junho deste ano.
Para renegociar as dívidas do Fies, basta ir até uma agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e buscar o atendimento relacionado. Também é possível acessar o site ou o aplicativo da Caixa, tanto no Android como no iOS.
A dívida do estudante poderá ser parcelada e terá diferentes graus de desconto, que vai depender da condição financeira do estudante, podendo assim, ser flexível e mais fácil para aqueles que tem uma baixa renda financeira.
Aqueles que foram inscritos no CadÚnico e terem parcelas vencidas e não pagas a mais de 360 dias, terão um desconto de até 99% do valor total do débito do Fies, enquanto os demais estudantes, devem ter um abatimento de até 77% da dívida com a renegociação do Fies.
O prazo limite para renegociação do Fies através da Caixa Econômica ou Banco do Brasil é até o dia 31 de maio de 2024. Confira na sequência mais detalhes sobre a renegociação do Fies 2023 e sabia como realizar o processo através do aplicativo da Caixa.
A renegociação do Fies 2023 tem diversos benefícios
A renegociação do Fies, trata-se de um programa que oferece benefícios diferentes para os estudantes que precisam quitar sua dívida com o órgão. As regras estão disponíveis apenas para aqueles que fizeram a inscrição no Fies até 2017, e que iniciaram a fase de amortização em 30 de junho de 2023.
Aqueles estudantes que possuem atrasos superiores a 360 dias e que foram titulares do CadÚnico na data da amortização ou receberam o Auxílio Emergencial em 2021 terão direito a um desconto de 92% para pagamento integral à vista.
Para aqueles que apresentam atrasos superiores a 360 dias e que também se qualificaram como beneficiários do CadÚnico na data da amortização ou receberam o Auxílio Emergencial em 2021, além de terem a última parcela com mais de cinco anos de atraso, será concedido um desconto substancial de 99% no valor total do financiamento para pagamento à vista.
O estudante com pagamento pendente, desde que não ultrapassem 90 dias de atraso, terá a oportunidade de receber um desconto de 12% no valor total do financiamento se optar pelo pagamento integral à vista, sem a possibilidade de parcelamento. Já aqueles com atrasos entre 90 e 359 dias a partir da data de amortização terão direito a um desconto de 12% para quitar a dívida de uma só vez.
Por último, os demais estudantes com atrasos superiores a 360 dias receberão um desconto de 77%. Todas essas facilidades são para que os estudantes em débito, tenham mais uma oportunidade de melhorar a situação financeira.
Como realizar a renegociação do Fies pela site da Caixa
- 1 – Acesse o site SIFESWEB e faça login com seu CPF e senha;
- 2 – Vá até “Contrato FIES > Renegociação > Renegociação 2023”;
- 3 – Confira as opções de renegociação disponíveis para o seu contrato, escolha a que preferir e confirme o prazo de pagamento;
- 4 – Confirme seus dados cadastrais, se necessário, atualize;
- 5 – Leia atentamente o Termo de Adesão e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmar”. Depois, imprima o boleto de entrada, que terá a mesma data de validade de seus outros boletos do Fies;
- 6 – Pague o boleto dentro do prazo para que sua renegociação seja confirmada.
Como fazer a renegociação do Fies através do aplicativo Fies Caixa
- 1 – Baixe o aplicativo FIES Caixa, abra e faça login;
- 2 – Entre na aba Renegociação 2023;
- 3 – Veja as opções de renegociação disponíveis, selecione a que preferir e em seguida confirme o prazo de pagamento;
- 4 – Confirme seus dados cadastrais, se necessário, atualize;
- 5 – Leia o Termo de Adesão e, se estiver tudo certo, clique em “Confirmar”. Depois, imprima o boleto de entrada, que terá a mesma data de validade de seus outros boletos do Fies;
- 6 – Pague o boleto dentro do prazo estabelecido para que sua renegociação seja confirmada.
Renegociação do Fies através do aplicativo do Banco do Brasil
Em um comunicado emitido em 7 de novembro, o Governo Federal informou os canais oficiais para a renegociação do Fies 2023. Estudantes com contratos com a Caixa Econômica Federal foram orientados a utilizar os seguintes meios para esclarecer dúvidas e explorar as opções de renegociação: os números de telefone do banco (4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 104-0104 para demais locais), o site FiesWEB e o aplicativo FIES Caixa.
Por outro lado, aqueles que possuem contratos com o Banco do Brasil, em princípio, deveriam procurar uma agência ou entrar em contato via WhatsApp (61 – 4004-0001) ou pelos números de telefone do banco (4004-0001 para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001 para outras localidades).
No entanto, de acordo com uma resposta do Banco do Brasil a um internauta, no X (ex-Twitter) os contratantes da instituição também têm a opção de renegociar suas dívidas de forma totalmente virtual. Para isso é necessário entra no app do Banco do Brasil e fazer o seguinte:
Solução de dívidas > Renegociação FIES > Renegociar Contrato
O que é a fase de amortização?
A “fase de amortização” se refere a um período em um empréstimo ou financiamento em que o estudante começa a efetivamente pagar o montante principal do empréstimo, além dos juros. Em outras palavras, durante essa fase, o devedor começa a liquidar a dívida, reduzindo o valor total a cada mês.
Em empréstimos estudantis, como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) no Brasil, a fase de amortização geralmente começa após o período de carência, que é um intervalo de tempo em que o estudante não precisa fazer pagamentos ou paga apenas juros.
Na fase de amortização, o devedor começa a pagar parcelas regulares que incluem tanto o pagamento de juros como a redução do saldo principal do empréstimo.
Ao longo da fase de amortização, as parcelas pagas reduzem gradualmente o valor da dívida até que o empréstimo seja totalmente quitado. O período de amortização pode variar em termos de duração, dependendo do acordo de empréstimo, mas geralmente é estabelecido em anos e o estudante os pagamentos mensais até que o saldo do empréstimo seja zerado.
Veja também: Calendário de novembro do Bolsa Família já está disponível; confira