O quinto filme se passa na cidade do Rio de Janeiro
A franquia tem suas surpresas e isso não pode faltar, e o roteiro de Velozes e Furiosos 5 está entre um das muitas acrobacias que acontece nos bastidores da saga.
Acontece que uma das cenas mais icônicas de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio foi resultado de um acidente total. A série Velozes e Furiosos é uma das franquias de filmes mais vendidas de todos os tempos, dominando as bilheterias a cada lançamento subsequente desde a estreia do primeiro filme em 2001.
Enquanto o primeiro filme foi um thriller de rua inspirado em um artigo de 1998 em Revista VIBE (“Racer X” de Kenneth Li), a série desde então disparou para a estratosfera – figurativa e literalmente. Cada filme de Velozes e Furiosos parece superar o último em termos de acrobacias e espetáculo, mas o que acontece quando uma acrobacia escrita dá errado no meio das filmagens?
O roteiro de Velozes e Furiosos 5 teve cena improvisada
Em uma entrevista exclusiva com Screen Rant sobre sua série documental Icons Unearthed: Fast & Furious, o diretor e criador Brian Volk-Weiss revelou um fato fascinante de Velozes e Furiosos 5: Operação Rio sobre a gênese de uma das acrobacias do filme. Em Velozes e Furiosos 5, durante a sequência do assalto ao trem, um carro que deveria [bater e andar ao lado de um trem em alta velocidade] na verdade bateu na lateral. Em vez de refazer a sequência, no entanto, a produção coordenou outra filmagem acontecendo ao mesmo tempo e incorporou suavemente o acidente à cena. Aqui está o que Volk-Weiss tinha a dizer sobre o assunto (editado para maior clareza):
Brian Volk-Weiss: A cena no roteiro é de duas pessoas brigando em cima de um trem e, em seguida, um carro [bate no] trem enquanto elas lutam. Quando eles atiraram no carro [batendo] no trem, houve uma confusão completa e o carro bateu no trem.
[Com] qualquer outro filme, a primeira coisa que eles teriam feito seria ligar para a seguradora e dizer: “Oh meu Deus, nós erramos. Precisamos de mais cinco milhões de dólares para refazer a cena”. O telefonema que eles fizeram foi para as pessoas em Atlanta filmando o interior do trem, e eles disseram: “Temos ótimas notícias. Acabamos de lançar o carro acidentalmente no trem e ele está preso no trem. Você poderia refilmar o que você está filmando em Atlanta para que o vagão fique realmente embutido no trem, e a luta que estava no teto acontece dentro do vagão com o vagão saindo do trem? E eles fizeram.
As acrobacias da franquia
Algo que é fácil de esquecer, dada a natureza intensificada dos filmes modernos de Velozes e Furiosos, é que muitas das acrobacias, especialmente no início, eram práticas. De muitas maneiras, seja por meio de acrobacias arriscadas ou decisões criativas ousadas, a franquia Velozes e Furiosos teve sucesso em grande parte devido à maneira como abraçou esses riscos.
Todo filme Velozes e Furiosos ultrapassou os limites de uma forma ou de outra, e enviar um carro para o espaço no F9 é, à sua maneira, tão arriscado quanto dirigir um Honda Civic sob um caminhão em alta velocidade.
Brian Volk-Weiss, da ‘Icons Unearthed’, é um forte defensor da ideia de que a franquia Velozes e Furiosos teve sucesso em grande parte graças à sua disposição de abraçar tais riscos e mudanças. Retrabalhar uma sequência importante em Velozes e Furiosos 5 com base em um acidente é certamente uma jogada ousada que provavelmente não teria sido aprovada em várias outras franquias de grande sucesso.
Esse tipo de coisa também não é exclusivo do roteiro de Velozes e Furiosos 5 pois, além de detalhar a cena improvisada do quinto filme, Volk-Weiss falou sobre como uma das sequências mais emocionantes de +Velozes +Furiosos também foi uma invenção instantânea.
Brian Volk-Weiss: Há uma cena no filme, eu me lembro vividamente, onde Paul Walker está dirigindo na rua correndo com [Eva Mendes], e eles não estão olhando para a estrada à frente. Eles estão olhando um para o outro, então eles estão olhando de soslaio enquanto vão a 160 quilômetros por hora em uma rua residencial. É uma cena brilhante; é tão estressante assistir a essa cena, porque você tem [o carro] dirigindo a cem milhas por hora em uma rua residencial, sem olhar para onde está indo. Descobrimos ao fazer aquele episódio que aquela cena foi completamente improvisada.
O futuro de Velozes e Furiosos
Espera-se que o enredo principal da série Velozes e Furiosos termine ao longo dos próximos dois filmes, mas esperamos que o espírito vencedor da franquia se estenda aos seus spin-offs planejados (e rumores).
Para os interessados em aprender mais sobre os bastidores do gigante das bilheterias, Icons Unearthed: Fast & Furious oferece histórias contadas pelos roteiristas, diretores, coordenadores de dublês, atores e outros jogadores envolvidos na franquia. É provável que a série torne recompensadora qualquer releitura dos filmes Velozes e Furiosos, incluindo Velozes e Furiosos 5: Operação Rio.
Além do mais, Velozes e Furiosos 10 está para completar ainda mais a história da franquia e promete ser uma dos mais emocionantes de Velozes e Furiosos, podendo retornar às origens com possíveis cenas de corridas de ruas e carros tunados.
Talvez você ainda não tenha visto