Lançado em 2019, o Porsche Taycan já havia demonstrado ao mundo que um veículo elétrico poderia ser tão ou até mais emocionante do que um modelo a combustão.
Com mais de 150 mil unidades vendidas globalmente, era o momento propício para uma renovação. As alterações, no entanto, conferiram a ele o prestigioso título de ser o Porsche mais potente e veloz da história.
No caso específico da versão Turbo S, o Porsche Taycan agora ostenta uma potência de 952 cv quando utilizando o launch control. Isso resultou na redução do tempo de 0 a 100 km/h de 2,6 segundos para incríveis 2,3 segundos.
Esses aprimoramentos o posicionam como o carro mais veloz e poderoso já fabricado pela renomada marca alemã. É importante ressaltar que o lançamento no Brasil está programado para 2025.
Destaca-se entre as melhorias implementadas em todas as versões o novo motor traseiro, que contribuiu significativamente para a performance. Além disso, o Taycan Turbo S oferece um botão de performance adicional, proporcionando um acréscimo de 95 cv por 10 segundos a cada ativação. Este sistema já está disponível atualmente como Sport Response.
Versão de entrada do Porsche Taycan
Na versão de entrada sem nome, o Porsche Taycan experimentou um aumento de 80 cv em relação à versão anterior, atingindo agora 482 cv e reduzindo seu tempo de 0 a 100 km/h para 4,5 segundos.
Veja mais: Youtuber comprar carro de R$ 4 milhões pra destruir e provoca Ferrari
Em resumo, todas as versões receberam aprimoramentos, embora a Porsche não tenha divulgado detalhes sobre a variante GTS, reconhecida por sua excelente relação entre preço e desempenho.
Uma das alterações significativas é a descontinuação da versão perua Sport Turismo em alguns países. Entretanto, a variante aventureira Cross Turismo permanece robusta e ativa.
No Brasil, é relevante destacar que a Porsche sempre comercializou exclusivamente a versão aventureira do Taycan, nunca a sua versão mais convencional.
Mais rápido para recarregar
Uma outra inovação significativa está relacionada às baterias. O Taycan agora consegue realizar uma carga de 10% a 80% em apenas 18 minutos, graças ao seu novo sistema de carregamento compatível com 320 kW. Além disso, o sistema regenerativo foi aprimorado, alcançando uma eficiência 30% superior na recuperação de energia em comparação com sua versão anterior.
Veja mais: Esse é o maior motorhome do mundo e pertence a um ator de Velozes e Furiosos; confira
Todas as versões apresentam uma maior capacidade de bateria, notadamente nos modelos equipados com o pacote Performance Battery Plus (opcional nos modelos de entrada, mas padrão nos Turbo), que agora contam com 105 kWh de capacidade, em comparação aos anteriores 93 kWh. Como consequência, espera-se uma melhoria na autonomia de aproximadamente 200 km, embora os números específicos não tenham sido divulgados.
Por último, a Porsche introduziu no Taycan o sistema de suspensão Porsche Active Ride, já presente no Panamera. Esse sistema possibilita uma atuação eletrônica da suspensão de forma notavelmente mais rápida, mantendo o veículo nivelado em todos os momentos, especialmente em curvas ou ao passar por irregularidades na estrada.
Mudança no Porsche Taycan 2025
Esteticamente, o Porsche Taycan apresenta algumas notáveis inovações. Na parte frontal, o capô exibe linhas mais pronunciadas e um vinco retilíneo mais acentuado.
Os faróis foram renovados, assim como o para-choque, que agora ostenta linhas mais discretas. Na traseira, as lanternas passaram por leves modificações, e o para-choque é totalmente novo.
A cabine mantém uma aparência semelhante ao modelo anterior, porém a Porsche realizou atualizações significativas na central multimídia, incorporando o sistema Android Automotive.
Outra novidade é a opção de revestimento artificial para aqueles que preferem uma alternativa ao couro. Nos modelos Turbo, tanto os logotipos externos quanto os internos ganham uma tonalidade prateada.
Veja também: CES 2024: Carro voador e Luva para pacientes com Parkinson foram destaques no evento