Foi divulgado na última terça-feira (10) a neutralização de um ataque DDoS, que foi considerado o maior ataque distribuído de negação de serviço, da história, que aconteceu em agosto.
O super ataque paralisado, teve 7,5 vezes mais solicitações por segundo (RPS), do que o ciberataque DDoS anterior, que atingiu 46 milhões de RPS.
Para se ter ideia o novo ataque recorde 398 milhões de RPS, o que gerou mais solicitações do que o total de visualizações que dos artigos registrados pelo Wikipédia por um mês inteiro.
Celular Xiaomi Poco X4 GT 128gb em promoção na Amazon
Provedores de grande porte como Google Cloud, foram alvo da ação cibernética, que tentou impedir o funcionamento normal de sites e serviços online essenciais hoje em dia, enviando uma grande quantidade de tráfego para essas plataformas afim de derruba-las.
Ataque DDoS como esse neutralizado pela grandes empresas, podem causar impactos enormes de forma negativa para as companhias afetadas, através de tempo, dinheiro e trabalho para se reestabelecer.
Nova técnica de ataque DDoS
A medida que passar os ataques DDoS vão se aperfeiçoando afim de ter sucesso na ação. As empresas Google, Cloudflare e Amazon agiram rapidamente para neutralizar o ataque.
Ele aconteceu da seguinte maneira:
O ciberataque foi possível devido uma falha de segurança no protocolo HTTP/2, chamado de “Reinicialização rápida HTTP/2”. Essa falha permitiu a sobrecarga de maneira intensa nos sites, o que os deixou indisponível temporariamente.
Amazon, Cloudflare e Google conseguiram desviar o ataque e evitar queda dos serviços de seus clientes, e logo em seguida, aumentando o nível de segurança e defesa à medida que entendiam mais sobre a nova técnica.
Durante o Google parar o ataque na borda da rede, Amazon e Cloudflare registravam um pico de 155 milhões e 201 milhões de RPS, respectivamente.
Dentre todas as empresas, o Google foi o mais afetado, pois usuários, estão questionando o mal funcionamento em diversos serviços da empresa, há alguns dias.
Profissionais Publisher, que são aqueles que produzem conteúdo para blogs e monetizam através do programa de monetização da empresa, chamado de Google Adsense, tem reclamado que ultimamente seus ganhos foram afetados.
Além dos ganhos, muitos tem registrado também a queda no tráfego de seus sites do nada, como se tivessem tomado algum tipo de punição, entretanto ninguém recebeu nada por e-mail.
Vale lembrar também que o Google tem realizado atualizações nesses serviços relacionados à monetização de sites e tráfego, afim de eliminar técnicas que burlas as politicas de privacidade da empresa.
Plataformas como Google Adsense, Google Analytics e Google Search Console tem demonstrando mal funcionamento nos últimos dias, deixando muitos produtores de conteúdo preocupados.
Leia também: Tráfego do seu site caiu? Confira 5 motivos para isso acontecer