A plataforma de avaliação estaria manipulando os resultados ao aceitar as críticas
Será que Rotten Tomatoes vai levar um tomate podre? A plataforma que agrega crítica de TV e Cinema está sendo acusada de manipular resultados, através de críticas compradas pela empresa de Marketing Bunker 15.
Rotten Tomatoes é a maior plataforma de avaliação no universo cinematográfico sendo fundada em agosto de 1998 por Senh Duong, hoje pertence à Fandango, que é a maior plataforma de venda de ingresso do mundo.
A denúncia foi publicada pela revista americana Vulture, que onde diz que a Bunker 15 teria manipulado avaliações de filme no site do Rotten Tomatoes, pagando para que críticos fizessem avaliações positivas para determinados filmes na plataforma.
Entre em nosso canal no Telegram
De acordo com a publicação, a Bunker 15 oferecia (mísero) 50 dólares para que críticos especializados realizassem avaliação positiva e ainda cita uma dos casos mais concretos, que seria o filme ‘Ophelia’ de 2018.
A filme foi baseado na obra de Shakespeare, sendo que o drama havia levado 46% de aprovação de críticos, no Rotten Tomatoes no período do seu lançamento, sendo que havia apenas 13 resenhas.
A Bunker 15, que foi responsável pela publicidade do filme, havia oferecido dinheiro para que diversos críticos pouco conhecidos elevassem o filme com suas avaliações. Apesar da proposta, um jornalista que recebeu a proposta indecente contou à Vulture que perguntou o que aconteceria se ele não gostasse do filme.
Aproveite para conferir
Um funcionário da empresa revelou que tinha críticos que concordaram em não publica críticas negativas ruins em sites principais, encaminhado essa avaliação para blog com menos relevância, fora do radar do Rotten Tomatoes.
O caso mais concreto no Rotten Tomatoes
Como já foi dito antes, o caso do filme ‘Ophelia’ é o mais claro sobre a manipulação, segundo a revista americana. Acontece que entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, o filme recebeu mais 7 críticas positivas, assim sua aprovação que era de 46% subiu para 62%, o que elevou o filme a outro patamar.
A pontuação no Rotten Tomatoes é tão importante, que ‘Ophelia’ que não estava sendo exibido nos cinemas americanos, teve seus direitos comprados pela IFC Films para que fosse exibidos nas telonas.
A Bunker 15 negou as acusações e afirmou há um pequeno grupo onde há que pague para que revisem suas produções.
Temos milhares de críticos em nossa lista de distribuição. Um pequeno grupo criou [por fora] um sistema onde os cineastas podem patrocinar ou pagar para que revisem um filme
Como funciona a pontuação no Rotten Tomatoes
A plataforma que agrega críticas de TV e Cinema determina a pontuação baseada na porcentagem de avaliações positivas através do número total de resenhas da obra, ou seja, independente do nível do crítico, todos serão incluídos para determinar a pontuação.
A Vulture ainda conversou com um dos críticos de ‘Ophelia’ que havia recebido uma proposta da Bunker 15, solicitando ele para alterar a avaliação, mas ele negou a faze-lo. O crítico ainda falou que os representantes da Bunker 15 conhecia os editores do Rotten Tomatoes e que poderia tornar a avaliação dele de forma a ser considerada positiva.
Há muito tempo, diversos canais vem desconfiando dos resultados de filmes considerados ruins, tendo avaliações boas no Rotten Tomatoes. Com essa notícia há quem diga que não se surpreendeu nenhum pouco.
Talvez você ainda não tenha visto