A empresa, uma das gigantes dos eletroeletrônicos na China, decidiu expandir seus negócios para o mundo automotivo, e seu novo modelo, o Xiaomi SU7, é a mais recente novidade da marca. Assim como é de praxe em seus celulares e eletrônicos, o sedã esportivo elétrico também é recheado de tecnologias.
Apesar do visual um tanto genérico, com algo entre o BYD Seal e o Porsche Taycan, o modelo se destaca mesmo nos números. Alcance elétrico de mais de 800 km em uma só recarga, cortesia da bateria de 101 kWh, e potência de até 673 cv, com 0 a 100 km/h em 2,8s.
Tais resultados são fruto do arranjo cell-to-body (CTB), que muda a hierarquia das baterias em um elétrico. O formato permite a substituição de partes defeituosas, sem a remoção completa da bateria, mas tem muito do espaço perdido pelas estruturas que envolvem as células, sempre agrupadas em forma de pacote.
Falando do SU7, uma prensa de 1.000 toneladas instala as células diretamente no chassi, eliminando inúmeros pontos de solda e tornando o carro mais resistente. A bateria ajuda na rigidez torcional da carroceria, com materiais elásticos substituindo o aço na proteção contra batidas, por exemplo.
Com até 25% mais baterias no mesmo lugar, a marca já prevê uma autonomia de até 1.200 km em modelos maiores. O formato também ajuda a evitar o superaquecimento das células, um problema sério em modelos elétricos.
Água e aerogel ajudam a manter o sistema refrigerado, e favorecem o carregamento ultrarrápido: 10 minutos para 390 km, ou 510 km em 15 min.
A tecnologia da bateria contribui para o desempenho do Xiaomi SU7
Outro aspecto notável reside no motor elétrico, confeccionado com aço elétrico, que alcançou uma impressionante rotação de 27 mil rpm. Esse motor é refrigerado por serpentinas de óleo, acelerando a entrega de torque de maneira eficiente.
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Adicionalmente, a integração de 72 componentes ao chassi do SU7 é realizada por meio de uma gigantesca prensa, uma prática já adotada por empresas como Tesla e Toyota, resultando em economia de tempo de produção e reforçando a rigidez do modelo.
Para os entusiastas de tecnologia, o SU7 incorpora elementos futuristas em suas assistências de direção. Equipado com 15 radares, 11 câmeras e até mesmo um raio laser, o modelo utiliza esses sistemas para controle de direção autônoma, gerando um mapa tridimensional ao redor do veículo com uma precisão de 10 cm.
Um algoritmo adicional elimina interferências causadas por chuva e neve nas medições, identificando objetos com dimensões entre 5 cm e 10 cm ao redor do veículo.
Além disso, o SU7 oferece a conveniência de controlar diversos dispositivos da marca diretamente de seu interior, incluindo itens domésticos como lâmpadas.
Os passageiros desfrutam de telas que se transformam em tablets, garantindo uma experiência conectada, e esses dispositivos estão sincronizados com o display central do veículo.
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