Devido à grande atualização da inteligência artificial no meio digital, a Meta decide que irá investir na IA generativa, deixando assim a equipe de do setor de lado. Ao que tudo indica, a Inteligência Artificial generativa não é usada apenas por pequenos empresários do meio tecnológico.
Segundo um comunicado interno divulgado pelo The Information, a notícia indica que a maior parte dos profissionais da equipe de IA responsável migrará para o setor de produtos de IA generativa, enquanto alguns se dedicarão à infraestrutura de IA da Meta.
Apesar das mudanças na empresa, a Meta afirmou seu compromisso contínuo com o avanço seguro e responsável da inteligência artificial. A companhia preserva uma seção específica em seu site dedicada aos “pilares de IA responsável”, evidenciando valores como responsabilidade, transparência, segurança, privacidade e mais.
O representante da Meta, Jon Carvill, é citado no relatório e afirma que “continuará priorizando e investindo no desenvolvimento seguro e responsável da IA” e apesar do encerramento da equipe, os membro permanecerão comprometidos em apoiar iniciativas pertinentes em toda a estrutura da Meta, voltadas para o desenvolvimento e uso responsável da inteligência artificial.
Qual a responsabilidade da equipe de IA da Meta?
A equipe inicial de inteligência artificial responsável tinha a missão original de identificar lacunas nos métodos de treinamento de IA da empresa. Isso abrangia a necessidade de uma variedade adequada de informações nos modelos para prevenir problemas, como questões de moderação nas plataformas.
Este não é o primeiro rearranjo da equipe neste ano, conforme reportado pelo Business Insider. Mudanças anteriores resultaram em demissões que alteraram consideravelmente a equipe de IA responsável, reduzindo sua influência em relação ao que era antes.
De acordo com o Business Insider, a equipe estabelecida em 2019 tinha limitada autonomia, sendo que suas propostas demandavam amplas negociações com partes envolvidas antes de serem implementadas.
O que é Inteligência Artificial generativa?
IA generativa, ou inteligência artificial generativa, refere-se à utilização da IA para criar novos conteúdos, como texto, imagens, música, áudio e vídeos.
Os modelos base da IA generativa, conhecidos por sua capacidade multitarefa, são capazes de executar várias funções simultaneamente e realizar tarefas prontas para uso, incluindo resumos, perguntas e respostas, classificação e mais. Além disso, esses modelos base podem ser adaptados para cenários específicos com um mínimo de treinamento, exigindo apenas alguns exemplos de dados.
Nesse processo, a IA generativa emprega um modelo de aprendizado de máquina para compreender os padrões e as relações presentes em um conjunto de dados de conteúdo humano. Posteriormente, utiliza esses padrões aprendidos para gerar novo conteúdo.
A abordagem mais comum para treinar um modelo de IA generativa é por meio do aprendizado supervisionado: o modelo é exposto a um conjunto de conteúdos humanos e aos rótulos correspondentes.
Assim, aprende a gerar conteúdo semelhante ao criado por humanos e rotulado com os mesmos identificadores.
A inteligência artificial generativa processa extenso conteúdo, gerando insights e respostas através de texto, imagens e formatos acessíveis.
Suas aplicações incluem:
- Aperfeiçoar a interação com clientes através de pesquisas e conversas aprimoradas.
- Analisar grandes volumes de dados não estruturados via interfaces de diálogo e resumos.
- Auxiliar em tarefas repetitivas, como respostas a pedidos de propostas (RFPs), busca por conteúdo de marketing em múltiplos idiomas, verificação de conformidade contratual com clientes, entre outras.
A Inteligência Artificial generativa dominou o mercado e promete substituir diversos profissionais que estão inseridos no meio criativo dentro do setor tecnológico, como designers, programadores, redatores, dentre outros.
Entretanto, esse profissionais podem se adaptar e usar a IA generativa a seu favor, facilitando seus trabalhos, uma vez que a IA generativa é essencial, mas ainda não pode fazer tudo o que um humano faz.
Veja também: Como escrever 1 artigo com inteligência artificial da melhor maneira