A franquia prever terminar no 11º filme, mas se não tivesse Vin Diesel, não seria assim.
Dominic Toretto sendo interpretado por um ator diferente de Vin Diesel provavelmente nós já teríamos visto a franquia terminar com Velozes e Furiosos 7 . A franquia Velozes e Furiosos levou o protagonista de Vin Diesel, Dominic Toretto , e sua família em todo o mundo em aventuras de corridas de rua à assaltos contra terroristas e super vilões.
Depois de uma execução verdadeiramente notável, embora absurda, de heroísmo com carros, o fim da franquia Velozes e Furiosos está pronta para terminar com o final planejado em duas partes de Velozes e Furiosos 10 e 11 , mas pode-se argumentar que a franquia já perdeu seu melhor final.
Como co-produtor da franquia desde Velozes e Furiosos 4 de 2009, Vin Diesel tem uma contribuição criativa e significativa para a franquia, além de seu papel como Dom. Com os filmes Velozes e Furiosos alcançando seu maior sucesso com o lançamento de Velozes e Furiosos 5 em 2011 , a Universal Pictures claramente tinha interesse em continuar a franquia com sua popularidade realmente decolando.
No entanto, com isso veio o padronização de roteiro, lembrando muito histórias em quadrinhos tornando assim Velozes e Furiosos cada vez mais ridículo em suas histórias e sequências de ação, com ênfase na invencibilidade de Dom que faz com que o final de Velozes e Furiosos 7 ficasse parecendo com um final da franquia.
A trágica morte de Paul Walker em 2013, quando Velozes e Furiosos 7 estava em produção, levaria seu personagem Brian O’Conner a ser aposentado da saga Velozes e Furiosos . Com Brian começando uma família com a irmã de Dom, Mia (Jordana Brewster), ele e Dom Toretto se separam na despedida emocional de Brian, ainda um dos momentos mais lembrados da franquia.
Embora ter Vin Diesel como estrela e co-produtor tenha mantido os filmes da franquia desde Velozes e Furiosos 7 , a franquia poderia ter e sem dúvida deveria ter sido o arco final da série de filmes de Velozes e Furiosos como um todo.
Apesar da aposentadoria de Brian em Velozes e Furiosos 7, o 9º filme mostrou que Brian e Mia ainda tinham uma presença com o papel pesado de Mia em Velozes e Furiosos 9 , a ausência de Brian sendo explicada sem entusiasmo como ele cuidando de seus filhos e de Mia.
No 9º filme, a chegada do carro de Brian ao churrasco da casa Toretto no final também teve que contornar não mostrar o próprio Brian, com apenas seu carro sendo visto entrando na garagem de Dom. Velozes e Furiosos 7 como o ponto final da saga teria impedido que tais esforços para manter Brian um pouco presente sem aparecer fossem necessários.
A cena final de Velozes e Furiosos 7 também é uma homenagem sincera a Paul Walker e um auge nostálgico de toda a saga até aquele momento. Definido como “See You Again”, de Wiz Khalifa e Charlie Puth, o final de Velozes e Furiosos 7 enfatiza amorosamente Dom e Brian usando suas habilidades de piloto em uma corrida de rua final na improvável história de sua amizade.
Sem o desejo de Diesel de manter a franquia depois de Velozes e Furiosos 7, o final do filme provavelmente teria sido a conclusão da saga se um ator diferente estivesse interpretando Dom e, do ponto de vista da narrativa, esse teria sido o movimento certo.